Pular para o conteúdo principal

Conceitos da PNL


A PNL se baseia em princípios um tanto quanto diferentes da psicologia tradicional. Enquanto a psicologia clínica tradicional se preocupa basicamente em descrever dificuldades, classificá-las e buscar suas causas históricas, a PNL está interessada em como nossos pensamentos, ações e sensações funcionam juntos, agora mesmo, para produzirem nossa experiência. Fundamentada nas modernas ciências da biologia, lingüística e informação, a PNL começa com novos princípios  sobre como funciona a relação mente/cérebro. Estes princípios chamam-se Pressupostos da PNL. 

Se pudéssemos resumir todas os Pressupostos da PNL em uma única frase, esta seria: queremos nos sentir felizes ou infelizes com os resultados, mas se repetirmos os mesmos pensamentos, ações e sensações os resultados serão os mesmos. O processo funciona perfeitamente.

Se quisermos mudar os resultados que obtemos, teremos então que mudar os pensamentos, ações e sentimentos que os produzem. Uma vez tendo compreendido especificamente como criamos e mantemos nossos pensamentos e sensações mais íntimas, será questão apenas de mudarmos para outros mais úteis ou, se encontrarmos outros melhores, ensiná-los às outras pessoas. Os Pressupostos da PNL são o fundamento para se fazer exatamente isso. 


1 - O mapa não é o território: Nossos mapas mentais do mundo não são o mundo. Reagimos aos nossos mapas em vez de reagir diretamente ao mundo. Mapas mentais, especialmente sensações e interpretações, podem ser atualizados com mais facilidade do que se pode mudar o mundo.

2 - As experiências possuem uma estrutura: Nossos pensamentos e recordações possuem um padrão. Quando mudamos este padrão ou estrutura, nossa experiência muda automaticamente. Podemos neutralizar lembranças desagradáveis e enriquecer as que nos serão úteis. Se uma pessoa pode fazer algo, todos podem aprender a fazê-lo também. Podemos aprender como é o mapa mental de um grande realizador e fazê-lo nosso.

Muita gente pensa que certas coisas são impossíveis, sem nunca ter se disposto a fazê-las. Faça de conta que tudo é possível. Se existir um limite físico ou ambiental, o mundo da experiência vai lhe mostrar isso. Corpo e mente são partes do mesmo sistema. Nossos pensamentos afetam instantaneamente nossa tensão muscular, respiração e sensações.

Estes, por sua vez, afetam nossos pensamentos. Quando aprendemos a mudar um deles, aprendemos a mudar o outro. As pessoas já possuem todos os recursos de que necessitam.

Imagens mentais, vozes interiores, sensações e sentimentos são os blocos básicos de construção de todos  os nossos recursos mentais e físicos. Podemos usá-los para construir qualquer pensamento, sentimento ou a Vivência que desejarmos, colocando-os depois nas nossas vidas o que anos precisaríamos de anos para modificarmos.

3 - É impossível NÃO se comunicar: Estamos sempre nos comunicando, pelo menos não verbalmente, e as palavras são quase sempre a parte menos importante. Um suspiro, sorriso ou olhar são formas de comunicação. Até nossos pensamentos são formas de nós comunicarmos conosco, e eles se revelam aos outros pelos nossos olhos, tons de voz, atitudes e movimentos corporais.  

O significado da sua comunicação é a reação que você obtém. Os outros recebem o que dizemos e fazemos através dos seus mapas mentais do mundo. Quando alguém ouve algo diferente do que tivemos a intenção de dizer, esta e a nossa chance de observarmos que comunicação é o que se recebe. Observar como a nossa comunicação é recebida nos permite ajustá-la, para que da próxima vez ela possa ser mais e clara.

    4 - Todo comportamento tem uma intenção positiva: Todos os comportamentos nocivos, prejudiciais ou mesmo impensados tiveram um propósito positivo originalmente. Gritar para ser reconhecido. Agredir para se defender. Esconder-se para se sentir mais seguro. Em vez de tolerar ou condenar essas ações, podemos separá-las da intenção positiva daquela pessoa para que seja possível acrescentar novas opções mais atualizadas e positivas a fim de satisfazer a mesma intenção.

5 - As pessoas sempre fazem a melhor escolha disponível para elas:  Cada um de nós tem a sua própria e única história. Através dela aprendemos o que querer e como querer, o que valorizar e como valorizar, o que aprender e como aprender. Esta é a nossa experiência. A partir dela, devemos fazer todas as nossas escolhas, isto é, até que outras novas e melhores sejam acrescentadas.

6 - Se o que você está fazendo não está funcionando, faça outra coisa. Faça qualquer coisa: Se você sempre faz o que sempre fez, você sempre conseguirá o que sempre  conseguiu. Se você quer ser alguém novo, faça algo novo; especialmente quando existem tantas alternativas. Quando as pessoas estão aprendendo algo novo, existe uma tentação muito grande de transformar isso em alguma coisa que já conhecem.

Se a PNL fosse apenas um nome para algo que você já conhecesse, seria fácil de explicar e não haveria nada de novo para conhecer. Mas, a PNL é algo novo, uma nova maneira de ver a mente e o comportamento  humanos.

A PNL faz novas perguntas que estimulam novas respostas.

A PNL apresenta novas hipóteses que criam novas possibilidades. Para estudar eficientemente os padrões de excelência humana, supõe-se que os pressupostos da PNL ou princípios sejam verdadeiros não por terem sido provados, mas porque, quando são lembrados, eles dão a quem os possui uma grau muito maior de liberdade de escolha e de oportunidades.

Nos capítulos a seguir, vamos examinar cada uma delas com mais detalhes e profundidade. Agora, vejamos como a aplicação de algumas delas podem levá-lo a novas e mais profundas formas de criação de mudanças. Mapas, Mentes, Emoções e Mudança.

O mapa não é o território. Esta frase foi cunhada pelo matemático polonês Alfred Korzybski. Ele nunca se cansava de dizer que um  mapa rodoviário ou o cardápio de um restaurante podem ajudá-lo a achar o seu caminho em uma cidade ou escolher uma refeição. Mas, eles são fundamentalmente diferentes da estrada que você tomar ou do prato que lhe servirem. Você pode ver este princípio em ação, todos os dias, quando as pessoas se dirigem ao trabalho. Meses ou, quem sabe, muitos anos atrás, cada motorista estudou o seu mapa, tentou alguns itinerários diferentes e estabeleceu o melhor caminho para ir do trabalho para casa e vice-versa. Desde então, na sua maioria, estes motoristas vêm fazendo a mesma rota todos os dias. Nesse meio tempo, novas vias de conexão e afluentes foram acrescentadas. A não ser que eles tenham se disposto a atualizar os seus mapas "mentais", haverá necessariamente discrepâncias entre estes mapas e o território. Isso não vai importar  muito, até que o dia em que começarem a fazer obras naquelas ruas. O trânsito ficará lento até quando os motoristas com mapas mais antigos despertarem do seu torpor  mental e descobrirem que possuem apenas alguns caminhos, não tendo idéia das diversas alternativas disponíveis. Enquanto isso, os motoristas com um mapa mais novo  e completo, com muitos caminhos e alternativas, já tomaram a saída anterior e continuam a sua viagem.

Outra forma de avaliar a importância desse Pressuposto é experimentá-lo diretamente. Faça o próximo exercício com calma. Lembre-se, quanto mais atenção dedicar a  ele, melhores serão os resultados.  Todos nós tivemos decepções na vida que mais tarde se revelaram não ser tão importantes quanto pensamos na época. As pessoas costumam dizer que "mudaram com o tempo", mas não foi a passagem do tempo que as fez mudar. Foi a maneira como elas se lembram dos acontecimentos que mudou.

Ao terminar o exercício da Música de Filme, o seu código mental, o mapa para essa experiência, é diferente porque você o mudou intencionalmente. Sabendo fazer isso, você não vai precisar esperar que suas sensações mudem. Você pode fazê-lo agora. 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Práticas

O sexto chakra - Chakra Frontal – “Terceiro olho”

Nome: Ajna Meridianos: os do chakras umbilical – fígado, pulmão, vesícula biliar, intestino grosso. Glândula Endócrina: hipóse (pituitária) localizada na base do crânio. Hormônios: vários hormônios que regulam o crescimento e o mestabolismo, dentre eles a Vasopressina (anti-diurático), pituitária. Cor: Índigo Corpo Áurico: celestial Planeta: Urano Vitamina/mineral: Complexo B e magnésio Pedro Preciosa: água marinha Tom Musical: lá Símbolo: lótus de noventa e seis pétalas Raio: verde-cristal Sentido: todos e percepção extra-sensorial Mantra: Om (Compreensão) 
Localiza-se na região mediana da testa. Este é o chakra esotérico e orgânico, correspondente à glândula pituitária. É o responsável pelo redirecionamento das energias da força do desejo/atração pessoal (chakra do umbigo) para a oitava vibratória superior relacionada ao nível de liderança e administração carismáticas e responsáveis. Irradia as cores primária: amarelo, alternando com azul intenso, que em pessoas desenvolvidas em bordas viole…

ALGUMAS PESQUISAS COM TERAPIA REIKI

Servidores da área médica reconhecem que Reiki tem seu valor. Este é o motivo pelo qual o Reiki tem sido tem sido introduzido e utilizado em centenas de hospitais e clínicas em vários países. Médicos, enfermeiros e outros membros da área médica acreditam que Reiki é efetivo para reduzir os efeitos colaterais de radiações e drogas. Também acreditam que Reiki reduz e/ou elimina a necessidade de medicações para dor, reduz a ansiedade e stress, acelera o processo de cura diminuindo o tempo no hospital, ajuda a abrir o apetite e melhora o sono.
Por que os Hospitais Gostam de Reiki? Os hospitais estão passando por grandes mudanças. Eles experienciam a necessidade de reduzir seus custos e ao mesmo tempo aumentar os cuidados aos seus pacientes. Com o modelo antigo os hospitais baseado em altos custos com medicamentos e tecnologias, eles passaram a viver um problema. Isto não se aplica ao Reiki e a outras terapias complementares. Reiki não requer tecnologia e muitos de seus praticantes trabalha…