Pular para o conteúdo principal

Criar uma vida interior dramática


Um dos colaboradores no desenvolvimento da PNL, Richard Bandler, gosta muito de descrever as vozes ou os diálogos interiores de uma pessoa mediana como fracas, fracas e fracas. Bandler diz: "Para a maioria das pessoas, não há nenhuma voz interior incentivando-as. Não existe nenhum cantor de fundo." Ele treina as pessoas exercitando-as para ouvirem músicas interiores fortemente motivadoras. Ele as faz ouvir risadas interiores intensas e fortes diante de sinais de dificuldade ou desafio.' Fazendo isso, nossas experiências se tornam mais intensas, e mais vivas proporcionando-nos um sentimento de excitação e antecipação pelas coisas que fazemos.

Não se pode esperar que a vida seja um drama exterior se não o for interiormente. Se você está para subir no palco e fazer um discurso ou uma apresentação, precisa ouvir mentalmente um grande conjunto de rock ou uma sinfonia que lhe inspire e exalte. Ao caminhar até o pódio, a música vai ficando mais alta e rápida, em um crescendo até você chegar lá. A energia e a excitação interior que você sente são automaticamente transmitidas para o grupo por causa das imagens e sons que você ampliou na sua cabeça.

Os Exercícios 4 e 5 supõem que você tem alguma coisa na vida para a qual se sente suficientemente atraído e que está disposto a fazer o que for necessário para alcançá-la. Mas, e se a sua Direção de Motivação for originalmente por afastamento? Os mesmos exercícios funcionarão, se você simplesmente mudar "o que se sente irresistivelmente atraído a fazer" em "o que se sente irresistivelmente motivado a evitar". Em vez de tornar as consequências positivas grandes, luminosas e próximas, etc., você precisa transformar as consequências desagradáveis de não fazer o trabalho em imagens grandes, luminosas e próximas. Muita gente pensa tanto nestas consequências desagradáveis que elas duram dias, semanas, meses e até anos, cada vez mais intensas, causando muita ansiedade e estresse. Muitas pessoas precisam experimentar muito sofrimento interno antes de mudar ou agir. Tente isso como uma alternativa.

 Pense no que deseja evitar. Agora faça com que isso corra até você, ficando maior e mais colorido e mais real ao lhe fazer exigências com uma gargalhada sinistra e terrível. Se você é uma pessoa motivada para o afastamento e experimenta as coisas dessa forma, ficará motivado a agir imediatamente, economizando talvez meses ou anos de estresse crônico. Isso é o que a PNL chama de utilização de uma estratégia motivacional existente. Alguns dos mais conhecidos oradores motivacionais e treinadores construíram sistemas motivacionais inteiros em torno disso. É uma opção e a PNL acredita que opção é melhor do que nenhuma opção, e quanto maior o número de opções melhor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SHIN HEY MEM

(CURA) O poder deste nome lhe trás a energia da cura no nível mais profundo de seu ser. Por quê? Porque você aceita assumir total responsabilidade por seu estado e condição atual! E você se conserta em outras pessoas que também precisam de cura. (5)

DALET LAMED ALEF

(OLHARES PODEM MATAR: PROTEGENDO-SE DO MAL OLHADO) Seu próprio desejo de lançar mau-olhado nos outros diminui. Um escudo de energia positiva se forma em seu redor, oferecendo proteção contra olhares negativos, invejosos e intenções maldosas de outras pessoas. (10)

Meditação

Para sintetizar meditar é: parar de pensar. Simples assim. A questão é que fomos treinados a pensar, pensar muito, em uma quantidade tal que nos é improvável essa história de pararmos de pensar. A técnica para meditar Basta disciplina e constância para que a técnica funcione. Ela é tão simples, tão singela que dá até vergonha de ser tão difícil de conseguir. O processo todo depende de saturarmos o pensamento com um mesmo estímulo até que a mente pare. Pode ser com uma imagem, com um som ou outras formas mais adiantadas. Para tal, sente-se com as pernas cruzadas e as mãos em shiva mudrá, ou posição gasho, ou sentado numa cadeira com as mãos apoiadas nas coxas, mantendo a coluna impecavelmente ereta, olhos fechados e pouse sua consciência em um objeto. Pode ser qualquer coisa, uma figura geométrica, uma flor, o sol, a lua,  o Ômkara, o Ashtánga Yantra, etc. Tente não ficar analisando o objeto, só observe. Exatamente como quando você vê uma paisagem somente contempla, sem fica