Pular para o conteúdo principal

Exercício 01: Música de Filme


Neste exercício você vai aprender a mudar uma lembrança desagradável. Esta técnica funciona melhor com problemas cotidianos de baixa ou média intensidade.

Veja o Filme de uma Situação Problemática: Comece pensando em uma dificuldade cotidiana. Por exemplo, lembre-se de uma vez em que se sentiu desapontado ou constrangido, uma época em que não estava se sentindo muito satisfeito com as coisas. Escolha um acontecimento específico e real do seu passado. Ao se lembrar dele, observe que  imagens e sons lhe vêm à mente e assista um filme deste acontecimento se desenrolando diante de você. Quando tiver acabado, observe como está se sentindo.

Selecione o Tema Musical: Agora escolha um tema musical que não combine com as sensações despertadas pelo filme que você acabou de assistir. Sua lembrança provavelmente é séria e pesada. Selecione, portanto, algo leve e alegre, como música de circo ou de desenho animado. Algumas pessoas preferem música para dançar com ritmos marcantes,  enquanto outras gostam de músicas clássicas ou exageradamente dramáticas como a abertura da ópera Guilherme Tell mais conhecida como tema da antiga série de rádio  e televisão americana Lone Ranger.

Repita o Filme com a Música: Quando tiver selecionado a música, deixe-a tocando mentalmente bem alto ao rever o seu filme. Deixe que a música toque até o fim.

Verifique os Resultados: Agora, volte o filme todo até o início. Rode-o sem a música e observe a sua reação desta vez. Suas sensações mudaram? Para muitos, o  incidente se tornou ridículo e até uma piada. Para outros, as sensações desagradáveis ficaram muito reduzidas ou, pelo menos, neutralizadas. Se ainda não está satisfeito com o que está sentindo, tente usar outros tipos diferentes de temas musicais até descobrir um que funcione para você.

Este tipo de mudança é prova de que o mapa não é o território. Você apenas mudou um dos seus mapas mentais, atualizando-o e oferecendo a si mesmo um número maior de caminhos alternativos. Ela também é uma prova do Pressuposto da PNL que diz que as experiências possuem uma estrutura. Antes do exercício, a estrutura ou padrão  da sua lembrança incluía uma cena séria com sensações pesadas. Ao acrescentar uma música que não combinava com o filme, você mudou tanto a estrutura original que  suas sensações tiveram que mudar também. Antes de passar para o exercício seguinte, faça o Exercício 1 com pelo menos três outros tipos diferentes de experiências desagradáveis. Experimente com outros tipos  de temas musicais para descobrir quais os que funcionam melhor para você com diferentes tipos de experiências.

Agora, pare um pouco para se lembrar de uma dessas lembranças modificadas. Vai descobrir que ela possui uma sensação diferente e lhe oferece mais recursos. Observe que, com esta nova sensação você, espontaneamente, começa a pensar em outras coisas que poderia dizer ou fazer e que seriam mais úteis se este tipo de situação voltasse  a acontecer. Uma nova sensação é muitas vezes uma ótima maneira de soltar a sua criatividade em uma situação difícil. A seguir examine outra forma de mudança de  sensações. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SHIN HEY MEM

(CURA) O poder deste nome lhe trás a energia da cura no nível mais profundo de seu ser. Por quê? Porque você aceita assumir total responsabilidade por seu estado e condição atual! E você se conserta em outras pessoas que também precisam de cura. (5)

Meditação

Para sintetizar meditar é: parar de pensar. Simples assim. A questão é que fomos treinados a pensar, pensar muito, em uma quantidade tal que nos é improvável essa história de pararmos de pensar. A técnica para meditar Basta disciplina e constância para que a técnica funcione. Ela é tão simples, tão singela que dá até vergonha de ser tão difícil de conseguir. O processo todo depende de saturarmos o pensamento com um mesmo estímulo até que a mente pare. Pode ser com uma imagem, com um som ou outras formas mais adiantadas. Para tal, sente-se com as pernas cruzadas e as mãos em shiva mudrá, ou posição gasho, ou sentado numa cadeira com as mãos apoiadas nas coxas, mantendo a coluna impecavelmente ereta, olhos fechados e pouse sua consciência em um objeto. Pode ser qualquer coisa, uma figura geométrica, uma flor, o sol, a lua,  o Ômkara, o Ashtánga Yantra, etc. Tente não ficar analisando o objeto, só observe. Exatamente como quando você vê uma paisagem somente contempla, sem fica

DALET LAMED ALEF

(OLHARES PODEM MATAR: PROTEGENDO-SE DO MAL OLHADO) Seu próprio desejo de lançar mau-olhado nos outros diminui. Um escudo de energia positiva se forma em seu redor, oferecendo proteção contra olhares negativos, invejosos e intenções maldosas de outras pessoas. (10)