Pular para o conteúdo principal

Exercício 01: Música de Filme


Neste exercício você vai aprender a mudar uma lembrança desagradável. Esta técnica funciona melhor com problemas cotidianos de baixa ou média intensidade.

Veja o Filme de uma Situação Problemática: Comece pensando em uma dificuldade cotidiana. Por exemplo, lembre-se de uma vez em que se sentiu desapontado ou constrangido, uma época em que não estava se sentindo muito satisfeito com as coisas. Escolha um acontecimento específico e real do seu passado. Ao se lembrar dele, observe que  imagens e sons lhe vêm à mente e assista um filme deste acontecimento se desenrolando diante de você. Quando tiver acabado, observe como está se sentindo.

Selecione o Tema Musical: Agora escolha um tema musical que não combine com as sensações despertadas pelo filme que você acabou de assistir. Sua lembrança provavelmente é séria e pesada. Selecione, portanto, algo leve e alegre, como música de circo ou de desenho animado. Algumas pessoas preferem música para dançar com ritmos marcantes,  enquanto outras gostam de músicas clássicas ou exageradamente dramáticas como a abertura da ópera Guilherme Tell mais conhecida como tema da antiga série de rádio  e televisão americana Lone Ranger.

Repita o Filme com a Música: Quando tiver selecionado a música, deixe-a tocando mentalmente bem alto ao rever o seu filme. Deixe que a música toque até o fim.

Verifique os Resultados: Agora, volte o filme todo até o início. Rode-o sem a música e observe a sua reação desta vez. Suas sensações mudaram? Para muitos, o  incidente se tornou ridículo e até uma piada. Para outros, as sensações desagradáveis ficaram muito reduzidas ou, pelo menos, neutralizadas. Se ainda não está satisfeito com o que está sentindo, tente usar outros tipos diferentes de temas musicais até descobrir um que funcione para você.

Este tipo de mudança é prova de que o mapa não é o território. Você apenas mudou um dos seus mapas mentais, atualizando-o e oferecendo a si mesmo um número maior de caminhos alternativos. Ela também é uma prova do Pressuposto da PNL que diz que as experiências possuem uma estrutura. Antes do exercício, a estrutura ou padrão  da sua lembrança incluía uma cena séria com sensações pesadas. Ao acrescentar uma música que não combinava com o filme, você mudou tanto a estrutura original que  suas sensações tiveram que mudar também. Antes de passar para o exercício seguinte, faça o Exercício 1 com pelo menos três outros tipos diferentes de experiências desagradáveis. Experimente com outros tipos  de temas musicais para descobrir quais os que funcionam melhor para você com diferentes tipos de experiências.

Agora, pare um pouco para se lembrar de uma dessas lembranças modificadas. Vai descobrir que ela possui uma sensação diferente e lhe oferece mais recursos. Observe que, com esta nova sensação você, espontaneamente, começa a pensar em outras coisas que poderia dizer ou fazer e que seriam mais úteis se este tipo de situação voltasse  a acontecer. Uma nova sensação é muitas vezes uma ótima maneira de soltar a sua criatividade em uma situação difícil. A seguir examine outra forma de mudança de  sensações. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Práticas

O sexto chakra - Chakra Frontal – “Terceiro olho”

Nome: Ajna Meridianos: os do chakras umbilical – fígado, pulmão, vesícula biliar, intestino grosso. Glândula Endócrina: hipóse (pituitária) localizada na base do crânio. Hormônios: vários hormônios que regulam o crescimento e o mestabolismo, dentre eles a Vasopressina (anti-diurático), pituitária. Cor: Índigo Corpo Áurico: celestial Planeta: Urano Vitamina/mineral: Complexo B e magnésio Pedro Preciosa: água marinha Tom Musical: lá Símbolo: lótus de noventa e seis pétalas Raio: verde-cristal Sentido: todos e percepção extra-sensorial Mantra: Om (Compreensão) 
Localiza-se na região mediana da testa. Este é o chakra esotérico e orgânico, correspondente à glândula pituitária. É o responsável pelo redirecionamento das energias da força do desejo/atração pessoal (chakra do umbigo) para a oitava vibratória superior relacionada ao nível de liderança e administração carismáticas e responsáveis. Irradia as cores primária: amarelo, alternando com azul intenso, que em pessoas desenvolvidas em bordas viole…

ALGUMAS PESQUISAS COM TERAPIA REIKI

Servidores da área médica reconhecem que Reiki tem seu valor. Este é o motivo pelo qual o Reiki tem sido tem sido introduzido e utilizado em centenas de hospitais e clínicas em vários países. Médicos, enfermeiros e outros membros da área médica acreditam que Reiki é efetivo para reduzir os efeitos colaterais de radiações e drogas. Também acreditam que Reiki reduz e/ou elimina a necessidade de medicações para dor, reduz a ansiedade e stress, acelera o processo de cura diminuindo o tempo no hospital, ajuda a abrir o apetite e melhora o sono.
Por que os Hospitais Gostam de Reiki? Os hospitais estão passando por grandes mudanças. Eles experienciam a necessidade de reduzir seus custos e ao mesmo tempo aumentar os cuidados aos seus pacientes. Com o modelo antigo os hospitais baseado em altos custos com medicamentos e tecnologias, eles passaram a viver um problema. Isto não se aplica ao Reiki e a outras terapias complementares. Reiki não requer tecnologia e muitos de seus praticantes trabalha…