Pular para o conteúdo principal

Exercício 02: A Moldura da Imagem


Pense em uma Situação Problemática: Pense em numa outra experiência um tanto problemática, ou uma dificuldade cotidiana. Quanto mais usar situações e sensações  que se repitam com frequência, mais rapidamente as mudanças provocadas pela PNL começarão a se irradiar por todos os aspectos da sua vida. Se as suas sensações negativas do primeiro exercício ainda não diminuíram totalmente, ou não mudaram tanto quanto você gostaria, use a mesma situação aqui.

Veja-se em uma Fotografia:  Relembre rapidamente este incidente como se fosse um filme, mas desta vez escolha um momento, como uma cena isolada, que para você melhor simbolize a experiência global. Ao ver o filme, observe se está se vendo, aquele você mais jovem, na época, como se fosse uma fotografia sua durante o acontecimento. Se não estiver, comece, no seu olho mental, a se afastar ampliando a cena cada vez mais até se ver, mais jovem, vestido como estava na época.* Veja como se fosse um espectador.

Acrescente uma Moldura à Imagem:  Guardando esta imagem na sua mente, considere que tipo de moldura gostaria de colocar a sua volta. Você quer uma moldura quadrada, redonda ou quem sabe oval?  Ou uma moldura moderna de aço, ou dourada em estilo antigo cheio de arabescos e entalhes. Quando tiver escolhido uma moldura, acrescente uma iluminação de museu.

Faça Desta Imagem uma Pintura ou Fotografia:  Como você poderia transformar esta imagem em algo mais artístico? Você talvez queira vê-la como uma fotografia de Ansel Adams, ou no estilo de um pintor famoso, como se fosse um Renoir ou Van Gogh. Agora pegue o seu momento emoldurado e o coloque entre outros  quadros da sua galeria mental particular. Algumas pessoas querem saber logo quanto tempo estas mudanças irão durar. Confira isto agora. Confira daqui a uma hora. Anote na sua agenda ou calendário para fazer o mesmo na semana ou no mês que vem. Verá que o seu pensamento continua modificado, porque você usou a maneira como sua mente codifica as informações para fazer a mudança. E você pode decidir mudar ainda mais na hora que quiser. Observe que você não forçou a mudança. Você não repetiu durante semanas uma afirmativa. Você não tentou usar a força de vontade. Ao contrário, você usou o seu cérebro da maneira como ele foi projetado para ser usado. Você está começando a aprender alguns códigos mentais da PNL, os blocos de construção de pensamentos, sensações, ações e crenças. Foi só um desapontamento ínfimo que você mudou, mas, há alguns minutos, você talvez tivesse pensado naquele incidente e se sentido muito mal. Agora ele mudou para sempre. No futuro, cada vez que pensar nele, você vai se sentir natural e automaticamente com mais feliz

Verifique os Resultados:  Pare um momento para limpar a mente... Respire. Agora, pense naquele incidente que o perturbou. Suas sensações provavelmente mudaram.  Se não, repita o exercício usando uma moldura diferente e um outro estilo de pintura ou fotografia até descobrir uma que mude suas sensações satisfatoriamente. Você pode ter escolhido uma cena em que está associado; dissocie-se: saia de você mesmo e veja-se na cena. Você pode ter escolhido uma cena em que já se vê muito  à distância, neste caso, escolha outra cena igualmente significativa do mesmo filme, mas em que você aparece mais claramente.

Agora você tem uma técnica rápida para transformar qualquer lembrança negativa, de tal forma que ela não o incomode mais. Como no exercício anterior, aplique isso a várias outras lembranças. Experimente com diferentes tipos de molduras e perspectivas artísticas. Sempre fomos capazes de mudar nossas imagens e sons internos, para embelezá-los e combiná-los com outras recordações, mas, para a maioria de nós, isso

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SHIN HEY MEM

(CURA) O poder deste nome lhe trás a energia da cura no nível mais profundo de seu ser. Por quê? Porque você aceita assumir total responsabilidade por seu estado e condição atual! E você se conserta em outras pessoas que também precisam de cura. (5)

DALET LAMED ALEF

(OLHARES PODEM MATAR: PROTEGENDO-SE DO MAL OLHADO) Seu próprio desejo de lançar mau-olhado nos outros diminui. Um escudo de energia positiva se forma em seu redor, oferecendo proteção contra olhares negativos, invejosos e intenções maldosas de outras pessoas. (10)

Meditação

Para sintetizar meditar é: parar de pensar. Simples assim. A questão é que fomos treinados a pensar, pensar muito, em uma quantidade tal que nos é improvável essa história de pararmos de pensar. A técnica para meditar Basta disciplina e constância para que a técnica funcione. Ela é tão simples, tão singela que dá até vergonha de ser tão difícil de conseguir. O processo todo depende de saturarmos o pensamento com um mesmo estímulo até que a mente pare. Pode ser com uma imagem, com um som ou outras formas mais adiantadas. Para tal, sente-se com as pernas cruzadas e as mãos em shiva mudrá, ou posição gasho, ou sentado numa cadeira com as mãos apoiadas nas coxas, mantendo a coluna impecavelmente ereta, olhos fechados e pouse sua consciência em um objeto. Pode ser qualquer coisa, uma figura geométrica, uma flor, o sol, a lua,  o Ômkara, o Ashtánga Yantra, etc. Tente não ficar analisando o objeto, só observe. Exatamente como quando você vê uma paisagem somente contempla, sem fica