Pular para o conteúdo principal

Exercício 02: A Moldura da Imagem


Pense em uma Situação Problemática: Pense em numa outra experiência um tanto problemática, ou uma dificuldade cotidiana. Quanto mais usar situações e sensações  que se repitam com frequência, mais rapidamente as mudanças provocadas pela PNL começarão a se irradiar por todos os aspectos da sua vida. Se as suas sensações negativas do primeiro exercício ainda não diminuíram totalmente, ou não mudaram tanto quanto você gostaria, use a mesma situação aqui.

Veja-se em uma Fotografia:  Relembre rapidamente este incidente como se fosse um filme, mas desta vez escolha um momento, como uma cena isolada, que para você melhor simbolize a experiência global. Ao ver o filme, observe se está se vendo, aquele você mais jovem, na época, como se fosse uma fotografia sua durante o acontecimento. Se não estiver, comece, no seu olho mental, a se afastar ampliando a cena cada vez mais até se ver, mais jovem, vestido como estava na época.* Veja como se fosse um espectador.

Acrescente uma Moldura à Imagem:  Guardando esta imagem na sua mente, considere que tipo de moldura gostaria de colocar a sua volta. Você quer uma moldura quadrada, redonda ou quem sabe oval?  Ou uma moldura moderna de aço, ou dourada em estilo antigo cheio de arabescos e entalhes. Quando tiver escolhido uma moldura, acrescente uma iluminação de museu.

Faça Desta Imagem uma Pintura ou Fotografia:  Como você poderia transformar esta imagem em algo mais artístico? Você talvez queira vê-la como uma fotografia de Ansel Adams, ou no estilo de um pintor famoso, como se fosse um Renoir ou Van Gogh. Agora pegue o seu momento emoldurado e o coloque entre outros  quadros da sua galeria mental particular. Algumas pessoas querem saber logo quanto tempo estas mudanças irão durar. Confira isto agora. Confira daqui a uma hora. Anote na sua agenda ou calendário para fazer o mesmo na semana ou no mês que vem. Verá que o seu pensamento continua modificado, porque você usou a maneira como sua mente codifica as informações para fazer a mudança. E você pode decidir mudar ainda mais na hora que quiser. Observe que você não forçou a mudança. Você não repetiu durante semanas uma afirmativa. Você não tentou usar a força de vontade. Ao contrário, você usou o seu cérebro da maneira como ele foi projetado para ser usado. Você está começando a aprender alguns códigos mentais da PNL, os blocos de construção de pensamentos, sensações, ações e crenças. Foi só um desapontamento ínfimo que você mudou, mas, há alguns minutos, você talvez tivesse pensado naquele incidente e se sentido muito mal. Agora ele mudou para sempre. No futuro, cada vez que pensar nele, você vai se sentir natural e automaticamente com mais feliz

Verifique os Resultados:  Pare um momento para limpar a mente... Respire. Agora, pense naquele incidente que o perturbou. Suas sensações provavelmente mudaram.  Se não, repita o exercício usando uma moldura diferente e um outro estilo de pintura ou fotografia até descobrir uma que mude suas sensações satisfatoriamente. Você pode ter escolhido uma cena em que está associado; dissocie-se: saia de você mesmo e veja-se na cena. Você pode ter escolhido uma cena em que já se vê muito  à distância, neste caso, escolha outra cena igualmente significativa do mesmo filme, mas em que você aparece mais claramente.

Agora você tem uma técnica rápida para transformar qualquer lembrança negativa, de tal forma que ela não o incomode mais. Como no exercício anterior, aplique isso a várias outras lembranças. Experimente com diferentes tipos de molduras e perspectivas artísticas. Sempre fomos capazes de mudar nossas imagens e sons internos, para embelezá-los e combiná-los com outras recordações, mas, para a maioria de nós, isso

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Práticas

O sexto chakra - Chakra Frontal – “Terceiro olho”

Nome: Ajna Meridianos: os do chakras umbilical – fígado, pulmão, vesícula biliar, intestino grosso. Glândula Endócrina: hipóse (pituitária) localizada na base do crânio. Hormônios: vários hormônios que regulam o crescimento e o mestabolismo, dentre eles a Vasopressina (anti-diurático), pituitária. Cor: Índigo Corpo Áurico: celestial Planeta: Urano Vitamina/mineral: Complexo B e magnésio Pedro Preciosa: água marinha Tom Musical: lá Símbolo: lótus de noventa e seis pétalas Raio: verde-cristal Sentido: todos e percepção extra-sensorial Mantra: Om (Compreensão) 
Localiza-se na região mediana da testa. Este é o chakra esotérico e orgânico, correspondente à glândula pituitária. É o responsável pelo redirecionamento das energias da força do desejo/atração pessoal (chakra do umbigo) para a oitava vibratória superior relacionada ao nível de liderança e administração carismáticas e responsáveis. Irradia as cores primária: amarelo, alternando com azul intenso, que em pessoas desenvolvidas em bordas viole…

ALGUMAS PESQUISAS COM TERAPIA REIKI

Servidores da área médica reconhecem que Reiki tem seu valor. Este é o motivo pelo qual o Reiki tem sido tem sido introduzido e utilizado em centenas de hospitais e clínicas em vários países. Médicos, enfermeiros e outros membros da área médica acreditam que Reiki é efetivo para reduzir os efeitos colaterais de radiações e drogas. Também acreditam que Reiki reduz e/ou elimina a necessidade de medicações para dor, reduz a ansiedade e stress, acelera o processo de cura diminuindo o tempo no hospital, ajuda a abrir o apetite e melhora o sono.
Por que os Hospitais Gostam de Reiki? Os hospitais estão passando por grandes mudanças. Eles experienciam a necessidade de reduzir seus custos e ao mesmo tempo aumentar os cuidados aos seus pacientes. Com o modelo antigo os hospitais baseado em altos custos com medicamentos e tecnologias, eles passaram a viver um problema. Isto não se aplica ao Reiki e a outras terapias complementares. Reiki não requer tecnologia e muitos de seus praticantes trabalha…