Pular para o conteúdo principal

Exercício 03: Círculo de Excelência


O que você teria conseguido se tivesse tido mais confiança quando precisava dela? Que sensações positivas originadas no passado você gostaria de tornar a experimentar se pudesse transferi-las de onde elas aconteceram na sua vida para onde você realmente as quer? O Círculo de Excelência faz exatamente isso.

Reviver a Confiança:  Fique de pé e se permita lembrar de uma época em que você se sentia muito, muitíssimo, confiante. Reviva esse momento, vendo o que você viu e ouvindo o que ouviu.

Círculo de Excelência:  Sentindo a confiança surgir em você, imagine um círculo colorido no chão em torno dos seus pés. De que cor gostaria que fosse o seu círculo? Gostaria que ele tivesse também um som, um zumbido suave, indicando como ele é poderoso? Quando esta sensação de confiança estiver no auge, saia do círculo, deixando o que está sentindo lá dentro. Isto é uma solicitação incomum, mas que você pode realizar.

Selecionar Pistas: Agora pense em uma época específica no seu futuro em que você vai precisar ter essa mesma sensação de confiança. Veja e ouça o que estará ali momentos antes de precisar se sentir confiante. A pista pode ser a porta da sala do seu chefe, o telefone do seu escritório ou seu nome sendo apresentado antes de uma conferência.

Fazer a Ligação: Assim que estas pistas estiverem claras na sua mente, entre de novo no círculo e torne a sentir aqueles sensação. Imagine a mesma situação se desenrolando à sua volta no futuro, com os sentimentos de autoconfiança
totalmente à sua disposição.

Verificar os Resultados. Agora saia novamente do círculo, deixando lá dentro as sensações de autoconfiança. Do lado de fora, aguarde um pouco e pense de novo no que está para acontecer. Verá que automaticamente se lembra daquelas sensações. Isto significa que você já se programou anteriormente para este acontecimento futuro. Está se sentindo melhor em relação a ele, e ele ainda nem aconteceu. Quando chegar a hora, você vai se ver reagindo com muito mais autoconfiança.
Na Etapa 1: é importante reviver totalmente a experiência, para que suas sensações sejam fortes. Faça de conta que voltou à situação. Fique de pé ou sente-se da mesma maneira e use os mesmos gestos.
Na Etapa 2: é preciso um tempo para criar uma imagem do seu Círculo de Excelência que seja adequada para você e, depois, adicioná-la àquele sentimento de confiança da Etapa 1. Às vezes, sair e entrar repetidamente do seu círculo de excelência ajuda a construir a sensação e a ter certeza de que a imagem do seu círculo se tornou o disparador para a sua sensação positiva.
Na Etapa 3:  você precisa ter certeza de que as pistas que escolheu sejam as que notará imediatamente antes de querer que a sua sensação de autoconfiança esteja disponível. Se as pistas se atrasarem, você já estará começando a se sentir mal antes que a sua sensação de autoconfiança tenha tempo de ser acionada. Isto é fácil de remediar. Simplesmente descubra pistas anteriores e use-as.
Na Etapa 4: você tem que entrar no seu círculo assim que perceber as pistas, para que a sensação positiva seja acionada antes de você realmente necessitar dela. Assim você estará conectando seu Círculo de Excelência às mesmas pistas que usou para indicar uma situação problemática.
Na Etapa 5: você confere para ver se fez uma boa conexão. Se tiver feito, as pistas resultarão automaticamente nas sensações positivas do seu Círculo de Excelência. Se não, volte e descubra o ponto fraco da ligação para poder reforçá-la.
Ao aplicar a PNL, você está tomando a iniciativa. Você está decidindo por si mesmo como quer reagir às suas experiências. Neste caso, você pegou as sensações de confiança que experimentou no passado e associou-as a uma situação futura que possa ter sido previamente intimidante. Este é um processo que você pode usar com quantos eventos futuros diferentes quiser, com quantas sensações diferentes desejar. E mais, o Círculo de Excelência não serve apenas para problemas. Qualquer coisa que já estiver fazendo, você fará ainda melhor.

Digamos que você já seja capaz de fazer apresentações bem organizadas e sistemáticas, mas há quem comente que elas são também um pouco secas. Você não precisa de mais confiança, mas poderia acrescentar um pouco mais de descontração, humor ou vida às suas apresentações, tornando-as ainda melhores. Pode-se usar o Círculo de Excelência para criar mais excelência da mesma forma que se faz para eliminar problemas.

Se você já teve um recurso, mesmo que apenas por um segundo, isso significa que o tem para sempre. Usando o Círculo de Excelência, você pode optar por usá-lo da maneira que quiser e quando quiser. Em qualquer situação, você pode escolher como quer se sentir e como quer reagir. Pode optar por viver a sua vida intencionalmente. Você realmente possui todos os recursos que deseja ou precisa.

Se o que Você Está Fazendo Não Está Funcionando, Faça Alguma Outra Coisa Como podemos afirmar que as pessoas possuem todos os recursos de que necessitam, quando tem tanta gente sofrendo? Quando as coisas não funcionam, a maioria das pessoas continua fazendo a mesma coisa que não funciona em geral, esforçando-se ainda mais. Mas lembre-se de que nossas limitações não estão no território, mas sim nos nossos mapas. Se quer ver a mesma paisagem, continue pela mesma estrada. Mas se você quer algo diferente, faça algo diferente. Examinar por que você não está chegando onde Quer chegar ou, então, examinar por que não está chegando onde quer chegar, não ajuda em nada. Não importa a quantidade de perguntas e respostas que você encontrar, vai continuar andando pela mesma velha estrada. Em vez disso, concentre-se em como você está andando, ou não, onde quer e alcançando o que quer na vida. Com a PNL, você pode melhorar e enriquecer seu mapas mentais e descobrir a diferença entre fracasso e sucesso, entre bom e ótimo, entre realização e satisfação.

Comentários

  1. excelente materia.
    didatica escrita com elementos que qualquer pessoa leiga possa criar seu circulo de excelencia.

    Importante destacar que antes de inicia um exercicio de circulo de excelencia seria interessante acalmar a mente e limpar os pensamentos por meio de uma meditaçao, assim o estado interno de forma calma e trancula permitira que o inconsciente busque ou crie momentos de poder.

    caso quem deseje iniciar o circulo e no caminho a mente esteja congestionada por pensamentos intrusos e nao encontre com facilidade um momento de poder com o recusrso que deseja, basta imaginar como seria se tivesse, a forma ideal se tivesse tal recusrso, ve ve com o recusrso .

    parabens pelo artigo, excelente.

    Desafio voce a exercitar e tornar sua vida replata de capacidades, de forma feliz e harmonica.

    Florisvalldo Florenciio

    advogado e coach de casal e familia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Práticas

O sexto chakra - Chakra Frontal – “Terceiro olho”

Nome: Ajna Meridianos: os do chakras umbilical – fígado, pulmão, vesícula biliar, intestino grosso. Glândula Endócrina: hipóse (pituitária) localizada na base do crânio. Hormônios: vários hormônios que regulam o crescimento e o mestabolismo, dentre eles a Vasopressina (anti-diurático), pituitária. Cor: Índigo Corpo Áurico: celestial Planeta: Urano Vitamina/mineral: Complexo B e magnésio Pedro Preciosa: água marinha Tom Musical: lá Símbolo: lótus de noventa e seis pétalas Raio: verde-cristal Sentido: todos e percepção extra-sensorial Mantra: Om (Compreensão) 
Localiza-se na região mediana da testa. Este é o chakra esotérico e orgânico, correspondente à glândula pituitária. É o responsável pelo redirecionamento das energias da força do desejo/atração pessoal (chakra do umbigo) para a oitava vibratória superior relacionada ao nível de liderança e administração carismáticas e responsáveis. Irradia as cores primária: amarelo, alternando com azul intenso, que em pessoas desenvolvidas em bordas viole…

ALGUMAS PESQUISAS COM TERAPIA REIKI

Servidores da área médica reconhecem que Reiki tem seu valor. Este é o motivo pelo qual o Reiki tem sido tem sido introduzido e utilizado em centenas de hospitais e clínicas em vários países. Médicos, enfermeiros e outros membros da área médica acreditam que Reiki é efetivo para reduzir os efeitos colaterais de radiações e drogas. Também acreditam que Reiki reduz e/ou elimina a necessidade de medicações para dor, reduz a ansiedade e stress, acelera o processo de cura diminuindo o tempo no hospital, ajuda a abrir o apetite e melhora o sono.
Por que os Hospitais Gostam de Reiki? Os hospitais estão passando por grandes mudanças. Eles experienciam a necessidade de reduzir seus custos e ao mesmo tempo aumentar os cuidados aos seus pacientes. Com o modelo antigo os hospitais baseado em altos custos com medicamentos e tecnologias, eles passaram a viver um problema. Isto não se aplica ao Reiki e a outras terapias complementares. Reiki não requer tecnologia e muitos de seus praticantes trabalha…