Pular para o conteúdo principal

Exercício 06: O Gerador de Novo Comportamento


Preparação: Encontre um lugar calmo e tranquilo para ser guiado através desta técnica. Não é preciso fechar os olhos. Basta estar confortável e começar olhando para a direita. Com o olho da sua mente, imagine ver alguém que se parece com você a_ uma pequena distância. Este "outro você" é que vai aprender a fazer o exercício, enquanto você observa. Só quando estiver totalmente satisfeito com este processo você assimilará as novas técnicas. Para garantir isso, seria bom experimentar se sentir dentro de uma bolha de plástico transparente, para ficar realmente separado e desprendido das atividades ocorrendo com o "outro você" lá fora.

Escolher a Tarefa: Agora, pense em alguma coisa que gostaria de se sentir motivado a fazer. Escolha alguma coisa bem simples. Por exemplo, lavar a pia da cozinha,
conferir o saldo no talão de cheques ou se levantar de manhã. Alguma coisa que você não goste de fazer, mas quer muito ver feito, por causa dos benefícios resultantes.

Ver os Benefícios: Observe aquele "outro você" e veja como se sentirá quando a tarefa estiver completa, notando as consequências positivas de haver realizado a tarefa, tanto em termos de benefícios imediatos e diretos quanto de resultados futuros.

Fazendo a Tarefa: Agora observe aquele "outro você" fazendo a tarefa com facilidade. Enquanto o "outro você" realiza a tarefa, aquele "outro você" está sempre olhando a imagem da tarefa totalmente terminada e se sente bem por causa disso. Note que a voz interna do "outro você" é estimulante e encorajadora, lembrando-lhe os prêmios futuros e o quanto você já fez para se aproximar da meta. Finalmente, veja aquele "outro você" encantado por ter terminado a tarefa e apreciando a recompensa no final.

Revisão e Ajuste: Se o que você vir não for totalmente agradável, você pode deixar cair uma névoa sobre a sua visão interna enquanto a sabedoria do seu inconsciente faz os ajustes ou mudanças adequadas. Quando a névoa tornar a desaparecer, você vai ver os ajustes que foram feitos de uma forma agradável e boa para você. Você quer ser aquele "outro você" que acabou de usar uma nova estratégia de motivação? Está satisfeito que aquele "outro você" tenha dominado esta nova técnica? Faça aquele "outro você" repetir todo o processo de novo com uma outra tarefa até ficar satisfeito com a demonstração.

Integração: Quando estiver totalmente satisfeito, deixe cair a bolha de plástico transparente, e absorva aquele "outro você" que aprendeu todas essas novidades. Algumas pessoas chegam a esticar de verdade os braços e se imaginam puxando este outro eu para dentro de si mesmas. As vezes, elas chegam a sentir nesta hora uma sensação de formigamento ou liberação de energia.

Planejamento: Agora reserve uns minutos extras para pensar quando é que vai ter que fazer essa tarefa para qual acabou de se motivar. Revisando o que Você Acabou de Aprender. Agora você já deve estar com uma ideia melhor de como usar as técnicas da PNL para aumentar a sua motivação e a dos outros. Neste capítulo, você aprendeu a:  Determinar a sua Direção de Motivação aproximação ou afastamento. Determinar a Direção de Motivação dos outros e usar essas informações para melhorar produtividade deles. Descobrir os seus valores importantes e como eles podem influenciar a sua motivação. Expressar com palavras a motivação por aproximação e por afastamento para alcançar melhores resultados com os outros. Usar submodalidades do seu pensamento para mudar e aumentar a sua motivação. Aprender a ter uma motivação por aproximação mais positiva.

Poderíamos escrever um livro inteiro sobre PNL e motivação. Cada capítulo estaria repleto de desafios incríveis e casos famosos de sucesso. Se ler sobre a motivação e as histórias de sucesso dos outros o encorajou a usar este capítulo para criar a sua própria história de sucesso, então alcançamos o nosso objetivo. Se você leu com interesse, excitado ou mesmo atônito, mas ainda não tentou nenhum dos exercícios, não chegou nem a vislumbrar todo o potencial da PNL. A PNL é um incrível conjunto de ideias e insights sobre pensamento, sensação, comportamento e mudanças humanas e, em vários aspectos, isto é o mínimo que ela pode fazer. O interesse da PNL é experimentar a excelência humana entrar em novos mundos e novas possibilidades, novas motivações. Este capítulo preparou o cenário para uma crescente aventura de conquistas que se desenvolverá a seguir. A PNL só funciona quando você funciona. Faça os exercícios e estará pronto para a próxima etapa da aventura: descobrir a sua missão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Práticas

O sexto chakra - Chakra Frontal – “Terceiro olho”

Nome: Ajna Meridianos: os do chakras umbilical – fígado, pulmão, vesícula biliar, intestino grosso. Glândula Endócrina: hipóse (pituitária) localizada na base do crânio. Hormônios: vários hormônios que regulam o crescimento e o mestabolismo, dentre eles a Vasopressina (anti-diurático), pituitária. Cor: Índigo Corpo Áurico: celestial Planeta: Urano Vitamina/mineral: Complexo B e magnésio Pedro Preciosa: água marinha Tom Musical: lá Símbolo: lótus de noventa e seis pétalas Raio: verde-cristal Sentido: todos e percepção extra-sensorial Mantra: Om (Compreensão) 
Localiza-se na região mediana da testa. Este é o chakra esotérico e orgânico, correspondente à glândula pituitária. É o responsável pelo redirecionamento das energias da força do desejo/atração pessoal (chakra do umbigo) para a oitava vibratória superior relacionada ao nível de liderança e administração carismáticas e responsáveis. Irradia as cores primária: amarelo, alternando com azul intenso, que em pessoas desenvolvidas em bordas viole…

ALGUMAS PESQUISAS COM TERAPIA REIKI

Servidores da área médica reconhecem que Reiki tem seu valor. Este é o motivo pelo qual o Reiki tem sido tem sido introduzido e utilizado em centenas de hospitais e clínicas em vários países. Médicos, enfermeiros e outros membros da área médica acreditam que Reiki é efetivo para reduzir os efeitos colaterais de radiações e drogas. Também acreditam que Reiki reduz e/ou elimina a necessidade de medicações para dor, reduz a ansiedade e stress, acelera o processo de cura diminuindo o tempo no hospital, ajuda a abrir o apetite e melhora o sono.
Por que os Hospitais Gostam de Reiki? Os hospitais estão passando por grandes mudanças. Eles experienciam a necessidade de reduzir seus custos e ao mesmo tempo aumentar os cuidados aos seus pacientes. Com o modelo antigo os hospitais baseado em altos custos com medicamentos e tecnologias, eles passaram a viver um problema. Isto não se aplica ao Reiki e a outras terapias complementares. Reiki não requer tecnologia e muitos de seus praticantes trabalha…