Deus criou todas as coisas com peso, número e medida; por esta
razão, os magos e os sábios filósofos afirmam que todos os seres dele receberam
um atributo. A partir disso, estabelecem como princípio que cada número contém
um mistério e um atributo relacionado com uma divindade ou uma inteligência
qualquer.
Em seguida, deduzem, como conseqüência, que todo o que existe na
natureza forma um encadeamento de causas e efeitos que se multiplicam
infinitamente, e cada uma das causas relaciona-se sempre com um número
determinado.
Compete apenas a Deus conhecer essas relações e infinidade. Os
antigos rabinos, os filósofos e os cabalistas explicam, segundo seus sistemas,
a ordem, a harmonia, e as influências dos céus sobre o mundo, através das vinte
e duas letras hebraicas que compõem o alfabeto místico dos hebreus. Eus aqui a
explicação dos mistérios que esse alfabeto encerra:
Da letra Aleph, א, até a letra iod, י, é designado o mundo invisível, isto é, o
mundo angélico, composto por inteligências soberanas que recebem as influências
da primeira luz eterna atribuída do pai, do qual tudo emana.
Da letra caph, כ, até a letra tsade, צ, são designadas as diferentes ordens de
anjos que habitam o mundo visível, isto é, o mundo astrológico, atribuído ao
filho, e indica a divina sabedoria que criou essa infinidade de flobos
existentes na imensidão do espaço. Cada um deles está sob a proteção de uma
inteligência especialmente encarregada pelo criador de conservá-los em seus
orbes, a fim de que nenhum astro possa perturbar a ordem e a harmonia
estabelecidas.
A partir da letra tsade, צ, até a última denominada thau, ת, é designado o mundo elementar atribuído
pelos filósofos ao Espírito Santo. É o soberano Ser dos seres; dá a alma e a
vida a todas as criaturas.
Na esfera dos elementos reina a ordem dos anjos que influem
sobre o destino dos homens. Eles prevalecem sobre todos os seres animados e são
igualmente encarregados de manter as gerações e de multiplicar, infinitamente,
as diferentes espécies de criaturas.
Explicarei separadamente as vinte e duas letras hebraicas, com
os atributos dos nomes divinos e das inteligências correspondentes a cada uma
delas.
Conforme o sistema dos cabalistas, א Aleph, primeira letra de todos os alfabetos,
corresponde ao primeiro nome de Deus, Eheieh ה י ה א, interpretado
como essência
divina. Os cabalistas
chamam-no de aquele que a vista jamais viu, porque está muito acima da mais sublime elevação, até mesmo acima
dos serafins. Reside no mundo chamado (ain-soph ק ו ס ז י א) que
significa o infinito. Seu
atributo chama-se Kether ר ת כ, traduzido
como coroa ou diadema. Tem domínio sobre os anjos, chamados
pelos hebreus de haioth-hakodech ש ר ו ק ת – תו י ח, isto é, os animais
da santidade. Forma o primeiro como dos anjos, os serafins ח י ס ר ש.
A segunda letra chama-se Beth ב. O segundo nome divino correspondente a
essa letra é bachour ר ן ה ב (electus juvenis). Ele designa os anjos de segunda ordem,
chamados pelos hebreus afanim ס י ב פ ן א, isto é, as formas
ou as rodas, a que os ortodoxos dão o nome de querubins, ס י ב ן ר ב; É através de seu
mistério que jehovah ה ןח י desfez o caos.
Sua numeração chama-se Hochmah ה מ ב ח, que significa
sabedoria.
A terceira letra é chamada Guime, ג. Correspondente ao nome godol, ל ו ר ג, (Magnus), que significa grande. Designa os anjos da terceira ordem, que
os hebreus chamam aralim ס י ל ר א, isto é, os anjos
grandes e fortes. Os cabalistas denominam-nos tronos, terceiro coro de anjos. É
por seu ministério que Deus, tetragrammation-Elohim, mantém a forma da matéria fluida. Sua
numeração é chamada Binah ה נ י ב, que
significa providência e inteligência.
Dalet, quarta letra, ר, representa o
nome Dagoul ל ו ג ר, (insignis); correspondente também aos anjos da
quarta ordem, que os hebreus cham hashmalim ס י ל מ ש ח, isto é, as
dominações que formam o quarto coro dos anjos. É por seu ministério que
Deus, El ל א, representa as
imagens de corpos e todas as diversas formas da matéria. Seu atributo
chama-se Chesed ר ס ח e
significa elemência e bondade.
A quinta letra é He, ה, de onde vem o nome hadour ר ו ר ה (formosus, majestuosus), e significa a majestade de Deus,
Elohim-Gibor ר ו ב י ג- ס י ה ל א, produz os
elementos; sua numeração é chamada Pechad ר ח פ, e significa temor
e julgamento. Os cabalistas colocam-na a esquerda de Deus. Seu atributo é Geburah, ה ר ו ב ג, e significa força e potência.
Vau, a sexta letra, ו, forma o nome vezio ו י ז ו, (cum splendore). Designa a sexta ordem de anjos, chamada
pelos hebreus malakim ס י ב א ל מ, isto é, o coro das
potências. É por seu ministério que Deus, Eloah-vedahath ת ע דו- ה ו ל א, produz os metais e
tudo o que existe no reino mineral. Seu atributo é Tiphereth ת ד א פ י ת, que
significa beleza, sol, esplendor.
Zain, ז, sétima letra, dá origem ao nome zakai י ב ז (Purus mundus)
e corresponde aos anjos de sétima ordem, denominados pelos cabalistas filhos
de Elohim e, segundo os ortodoxos, são
principalidades. É por seu ministério que Deus, Tetragrammaton-Sabaoth, cria as plantas e tudo o que existe no
reino vegetal. Seu atributo é Netsah ח צכ, que significa triunfo e justiça.
A oitava letra é chamada Heth, ח, e designa o nome Hasid ר י ס ח (misericors). Correspondente aos anjos da oitava
ordem, chamados pelos hebreus Beni-Elohim ס י ה ל א- י כ ב, isto é, o filho
dos Deuses, e, segundo os ortodoxos, o coro dos arcanjos. É por seu ministério
que Deus, Elohim-Sabaoth,
produz os animais e tudo que existe no reino animal. Seu atributo
chama-se hod ר ו ה י, e significa louvor.
A nona letra é Teth, ט. Correspondente ao nome tehor ר ו ה ט (mundus, purus) e aos anjos da nona ordem, isto é, o
nono coro de anjos, os quais presidem o nascimentos dos homens e lhe inspiram
todas as luzes necessárias para sua condução à vida eterna. É por seu
ministério que Shadai e Elhai, י ה ל א- י ר ש, enviam anjos
guardiões aos homens. Ela designa o Deus todo poderoso que contenta a todos.
Seu atributo chama-se Iesod, ר ו ס י, e significa fundamento.
A décima letra demonina-se Iod, י, origem do nome iah, ה י (Deus), e
significa Deus. Designa a décima numeração, chamada pelos hebreus Adonais-malech ך ל מ- י ג ר א, interpretada como
Deus-Rei. Seus atributos são o reino, o império e o templo de Deus; age pela
ordem anímica das almas bem aventuradas, chamadas pelos hebreus de Ischim ס י ש י א, isto é, heróis,
homens fortes e bem aventurados. Estão abaixo das outras hierarquias. É por seu
ministério que os homens recebem a inteligência, a capacidade de trabalho e
conhecimentos das coisas divinas. Aqui termina o mundo angélico.
A décima primeira letra chama-se caph, כ, e dá origem ao nome Kabir ר י ב ב (potens), isto é, poderoso. Designa o primeiro
céu, primeiro móbile, chamado pelos hebreus Elshadai י ר ש ל א. O primeiro móbile
corresponde ao nome de Deus, Iod, expresso por uma letra י, que significa a causa primeira, a qual
põe tudo o que é móvel em movimento.
A primeira inteligência soberana, que
governa o primeiro móbile, isto é, o primeiro céu do mundo astrológico,
atribuído à segunda pessoa da trindade, chama-se Mittatron ז ו ר ט ט מ. Seu atributo
é o
príncipe das faces. Tem a
missão de introduzir todos aqueles que devem aparecer perante a face do grande
Deus. Sob suas ordens está o príncipe Oriphel, com uma infinidade de inteligências subalternas. Os cabalistas
afirmam ter sido através do ministério de Mittatron que Deus falou a Moisés e é também, através dele, que
todas as potências inferiores do mundo sensível recebem as vistudes de Deus.
Caoh, a letra final, ך, corresponde aos
dois nomes de Deus, sendo cada um composto por duas letras hebraicas, EL ל א, IAH ה י. Exercem sobre as
inteligências de segunda ordem que governam o Zodíaco a que os hebreus
chama gagol-hammaziloth ת ו ל י ז ג מ ה- ל ג ל ג. A inteligência do
segundo céu é denominada Raziel לא י צ ר. Seu atributo
significa visão de Deus e mensageiro de Deus.
Raziel, segundo os cabalistas, foi o mestre de Adão e recebeu as
influências de Deus por intermédio de Mittatron, para transmiti-las às
potências da terceira ordem.
Lamed ל, décima segunda letra, dá origem ao
nome Limmud ר מ ל (doctus) que corresponde ao nome Saday י רש ou Schaddai (omnipotens), nome de Deus em três letras, chamado
emblema do delta. Tem domínio sobre o terceiro céu e sobre as inteligências da
terceira ordem que governam a esfera de Saturno, primeiro planeta chamado
estrela errante, designado pelos hebreus י א ט ב ש Achebtai. Sua inteligência particular
chama-se ל א י ט בש Schbtaiel. Seu atributo significa contemplação de Deus, verdade de Deus ou Deus oculto. Abaixo dele estão os príncipes Zaphkiel, Uriel, Cassiel e Agiel. Os cabalistas afirmam ter sido Zaphkiel o meno Noé, e Uriel, o de Esdras.
Segundo Kircher, Shebtaiel recebe as influências de Deus
por intermédio de Raziel, para
transmiti-las às potências inferiores.
A décima terceira letra chama-se Mem, מ, de onde vem o nome meborak ך ר ב מ (Benedictus), isto é, Deus abençoado. Corresponde ao
quarto céu e ao quarto nome Jehovah ה ו ה י. Exerce domínio
sobre a esfera de Júpiter, chamado pelos hebreus Tsedek, ק ר צ. A inteligência
soberana que governa a estrela de Júpiter chama-se ל א י ק רצ Tsadkiel, mestre de Deus por intermédio de
Schebtaiel, para transmiti-las às inteligências de quinta ordem.
Mem, letra final ה, corresponde ao
quinto céu e ao quinto nome de Deus, Jehoschouah ה ו ש ה י, composto de cinco
letras. Santo nome de Jesus em hebraico. Exerce domínio sobre a esfera de
Marte, chamada pelo hebreus maadim ס י ר א מ.
A inteligência soberana que govena a
estrela de Marte denomina-se Camael, ל א מ ב, mestre de Sansão.
Os cabalistas dão-lhe inúmeros atributos: fogo de Deus, punição de Deus, auxílio e
força de Deus. Tem muitos
príncipes sobre suas ordens; os principais são Samael e Graphiel. Camael é encarregado de receber as influências de Deus por
intermédio de Tsadkiel, para
transmiti-las às inteligências da sexta ordem.
Num, נ, décima quarta letra, forma o nome nora א ר ו נ (formidabiles),
que significa Deus formidável. Essa letra também corresponde ao nome Emmanuel ל א ו נ מ ע (nobiscum Deus) e o sexto nome de Deus El-Gibor ד ו ב יג- ל א, compostos cada um
por suas letras, cujo significado é Deus forte. Ambos dominam o sexto céu que é o sol. Chamado pelos hebreus Achemesch ש מ ש. A primeira
inteligência soberana que governa o sol é chamada de Raphael ל א פ ד. Seu atributo
significa casa de Deus. Tem
sob suas ordens os príncipes Peliel, Naschiel, Eaphuel e Tardiel. Os cabalistas dizem que Raphael foi o mestre de Isaac, e do jovem
Tobias, e o anjo Paliel, o de
Jaboc. Raphael recebe
as influências e as virtudes de Deus por intermédio de Camael, para transmiti-las, em seguida, às
inteligências de nona ordem.
Num, letra final ן, refere-se ao
sétimo nome de Deus, Aratita א ת י ד א ד א, composto por sete
letras. Significa Deus mutável e
exerce domínio sobre o sétimo céu e as inteligências da sétima ordem que
governam a esfera de Vênus, chamada pelos hebreus de Nogah ה ג ו נ. A primeira
inteligência soberana que governa a estrela de Vênus é Haniel ל א ל א נ א ה. Os cabalistas
consagram-lhe diferentes atributos: Amor de Deus, justiça de Deus e graça de Deus; tem sob suas ordens os príncipes Cerviel e Hagiel. Os sábios filósofos afirmam que Cerviel era o mestre de David. Haniel recebe as influências de Deus por
intermédio de Raphael, para
transmiti-la às inteligências de oitava ordem.
A décima quinta letra é denominada Samech, ס, de onde cem o nome Somek, ך מ ו ס (fulciens,
firmans). Também corresponde ao oitavo nome de Deus Schehammephorasch, ש ד ו פ מ ה מ ש, composto de oitos
letras. Os cabalistas chamam-no Deus santo, justo e terrível. Exerce domínio sobre o oitavo céu,
denominado pelos hebreus Cocab ב ב ו ב, isto é, estrela de Mercúrio. A inteligência que a governa é Mikael ל א ב י מ, e foi o mestre de
Salomão e de Samuel. Sob suas ordens o príncipe Tiriel. Recebe a força de Deus por intermédio
de Raphael, para transmiti-la aos anjos da nona
ordem.
Hain, צ, décima sexta letra, dá origem ao
nome Hazaz, ז ז צ, (fortis), que significa Deus forte. Corresponde aos nomes Jehovah-Tsebaoth, ת ו א ב צ- ה ו ה י. Tem domínio sobre
o nono céu, chamado pelos hebreus Iareach, ח די, e pelos árabes Eaneah, a lua. A inteligência que a governa se
chama Gabriel, ל א י ר ש, mestre de José e
Daniel. Gabriel recebe a força de Deus por intermédio de Mikael, para
transmiti-las às ordens inferiores que governam a terra e os elementos.
Aqui termina o mundo astrológico. Veja a seguir o terceiro
mundo, isto é, o mundo elementar atribuído ao Espírito Santo.
A décima sétima letra é Phé, פ, correspondente ao décimo oitavo
nome, phodeh ה ד ו פ (redemptor), que significa redentor; a letra Phé significa o fogo, primeiro elemento
e lugar onde vivem as salamandras. A inteligência soberana que tem domínio
sobre o fogo é chamada pelos hebreus Serafim ס י פ ר ש; sob suas ordens
estão os príncipes Menéalop e Arathon. Seus principais ministros ou chefes
subalternos são Casmaran, Gargatel, Tabiel, Gaviel e Festativi. Cada seita tem nomes diferentes porque a
inteligência do fogo é chamada Milaim, segundo os magos, Ptah ou Ardarel,
segundo os adeptos, Némiphtah,
segundo os egípcios, e Tascheter, segundo os Persas. As inteligências do fogo
presidem no verão, o sul.
Phé final, ף, designa o ar onde
habitam os silfos. A inteligência soberana que governa esse elemento é chamada
pelos hebreus de Querubim, ס י ב ו ר ב. Ela tem sobre suas
ordens o príncipe Amadieh e Agiathon. Os principais chefes são chamados Talvi, Caracasa, Amatiel, Comisoros, Spugliguel e Amadai. As inteligências do ar dominam, durante
a primavera, o ocidente ou oeste.
A décima oitava letra se chama
tsade, צ , de onde vem o nome Tsedek ק ד צ (Justus), que
significa Deus justo. Essa
letra designa a água onde habitam as ninfas. A primeira inteligência que domina
este elemento é chamada pelos hebreus Tharshish, ש י ש ר ת, e tem sob suas
ordens os príncipes Emachiel e Bégud, e os chefes: Falas, Amabael, Ctarari,
Altarib, Gênénia, que dominam
durante o outono, o oeste, e ou o ocidente.
A décima nona letra, koph ק, dá origem ao nome Kadoch ש ד ק (sanctus), cujo o significado e Deus Santo. Essa letra corresponde à terra onde
habitam os gnomos. A inteligência da terra chama-se Ariel e tem abaixo de si os
príncipes Ardarael, Tarquam, Guabarael, Torquaret e Rabianira. As inteligências da terra presidem, no inverno, ao norte.
Resch, vigésima letra hebraixa, ר, dá origem ao
nome Rodeh ה ד ר (imperans), isto é, Deus que comanda. Essa letra é atribuída ao primeiro
princípio de Deus, o qual se refere ao reino animal e ao homem, primeiro de
todos os animais, e o que se aproxima do criador por sua inteligência e seu
espírito, já que Deus o criou a sua imagem.
Achim, vigésima primeira letra, ש, de onde provém o
nome Shasdai י ד ש (omnipotens), cujo significado é Deus todo-poderoso.
Essa letra é atribuída ao segundo princípio de Deus, aquele que dá origens a
todas às substâncias vegetais.
A vigésima segunda e última letra
chama-se thau, ת, de onde vem o
nome thechinah ה נ ח ת (gratiosus), significa Deus da graça. Essa letra designa o terceiro princípio de Deus, o qual dá origem
a tudo que existe no reino mineral. Os cabalistas dizem que essa letra é o
símbolo do homem, porque designa o fim de tudo que existe, assim como o homem é
o fim da perfeição de todas as criaturas.
Eis em que consiste o alfabeto místico dos hebreus. Aqui está a
recapitulação com os números, pois cada letra tem seu valor numérico, visto que
não existiam outros algarismos.
Primeiramente, dividem seu alfabeto em três séries:
Primeira série
9.
|
8.
|
7.
|
6.
|
5.
|
4.
|
3.
|
2.
|
1.
|
ט
|
ח
|
ז
|
ו
|
ה
|
ד
|
ג
|
ב
|
א
|
Segunda série
90.
|
80.
|
70.
|
60.
|
50.
|
40.
|
30.
|
20.
|
10.
|
צ
|
פ
|
ע
|
ס
|
נ
|
מ
|
ל
|
כ
|
י
|
Terceira série
900.
|
800.
|
700.
|
600.
|
500.
|
400.
|
300.
|
200.
|
100.
|
ץ
|
ף
|
ן
|
ם
|
ך
|
ת
|
ש
|
ר
|
ק
|
Segundo o quadro acima, a primeira série indica as unidades; a
segunda, as dezenas; a terceira, as centenas. As três séries designam também os
três mundos já indicados. Eis aqui a tríade mística, símbolo da Santíssima
Trindade, que os antigos egípcios e caldeus cuidadosamente ocultaram dos
profanos.
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