Pular para o conteúdo principal

Reiki



O termo "Reiki" tem sido aplicado a uma técnica específica para restaurar e equilibrar a energia vital natural. Reiki não é um dogma, nem um religião, não utiliza talismãs, ou qualquer outro recurso para sua aplicação, não tem restrições nem tabus. 

É um método cientifico completo para a auto-cura, ou para a cura de outrem, para manter a saúde e bem estar físico, mental, emocional e espiritual, É uma técnica eficiente para prevenção de doenças e desequilíbrios de energia em todos os níveis de seu ser, propiciando um profundo relaxamento e redução do stress.

Reiki é uma energia como ondas radiofônicas, que pode ser aplicada, com sucesso, no local ou à distância. Como rompe tempo e espaço permite reprogramar eventos passados e futuros. Não é como eletricidade, é mais fina, mas é relacionada a ela. Não há choque, não produz curtos, não destrói nervos ou tecidos mais frágeis. É uma energia inofensiva, sem efeitos colaterais, sem contra - indicações. Compatível com qualquer tipo de terapia ou tratamento. Quando fazemos uso da energia Reiki estamos aplicando energia - luz, visando recuperar e manter a saúde física, mental, emocional e espiritual; em outras palavras, estamos curando os diversos corpos, criando um estado de harmonia. Não é uma energia polarizada, ou duas, nem energia positiva, nem negativa, nem yin nem yang, mas a união dessas polaridades. Portanto não é uma energia manipulativa. O praticante simplesmente coloca as mãos e a energia flui na intensidade e na qualidade determinada por quem a recebe. 

Desde o tempos das medicinas chinesas, tibetana e indiana e ainda na época dos alquimistas medievais, técnicas milenares nos ensinam que matéria efetivamente se transforma e pode ser moldada através da intervenção de uma energia maior. Energia é energia. Não há energia ruim, há somente energia bem ou má dirigida. 





Em uma pessoa sadia, a energia passa livremente pelo corpo fluindo pelos caminhos: chakras, meridianos energéticos e nadiz. Também circunda o campo energético a nossa volta, ao qual chamamos de aura. Essa força energética nutre nossos órgãos, células e regula nossas funções vitais. Quando a energia é bloqueada e a circulação desta energia é interrompida, ocorre uma disfunção nos órgãos e tecidos de nosso corpo. Em virtude de excessos físicos, emocionais, mentais e espirituais, liberamos energias e essas liberações geram "nós energéticos" ou "bloqueadores energéticos" que interrompem ou impedem o fluxo normal de energia vital, gerando uma disfunção nos órgãos e tecidos do corpo, gerando assim, a doença em razão do deficiente ou mal funcionamento dos órgãos e das glândulas. 

A técnica Reiki utiliza-se de energia plena, da qual todo o universo é constituído. É esse energia original de tudo e de todos os seres que captamos e veiculamos após a iniciação (sintonização)  e ativação dos centros energéticos. Após sintonizados passamos a ser canais desta energia cósmica e podemos direcioná-la apoiando as mãos sobre as zonas afetadas, as quais emitem vibrações que diluem os nós prejudiciais. Dessa forma passamos efetivamente a intervir na matéria, em outros campos de energia e na consciência, levando a um estado natural de bem estar, plenitude, harmonia e equilíbrio. 

Reiki tem as vantagens extras de não requerer condições ou equipamentos especiais, exceto você mesmo. Encontra-se ao alcance de todos: crianças, adultos e idosos. Todos podemos ser um canal de Reiki, não existe limite de Idade, nem prévia condição exigida. A única exigência é a sintonização por um Metre Reiki autorizado. Sem esta sintonização, você não estará transmitindo Reiki, mas sim utilizando-se de suas energias. 

Após a sintonização energética ocorrida num seminário, você poderá aplicar Reiki imediatamente, pelo resto de sua vida, mesmo que por um longo período você não tenha utilizado esta energia. O Reiki não gasta, não quebra e não fica obsoleto. Na verdade, quanto mais você usa o Reiki, mais abundantemente a energia fluirá. O terapeuta, servindo de canal, funciona como um transmissor de energia. Nada é retirado de sua energia pessoal. Pelo contrário, ao servir como canal, o terapeuta também acaba sendo beneficiado e recarregado pela energia cósmica. 

As transmissões ativadoras de energia são completamente inofensivas e na verdade formam uma experiência especial, única para cada indivíduo. Quando concedemos Reiki, somos bem mais que um mero canal. Nesta hora nós "somos o Reiki". É o Deus em nós, que realiza a verdadeira obra. As curas não são realizadas pelo nosso Ego, mas sim por nossa "Presença Eu Sou", pela parte divina que existe em cada um de nós. Ao se transmitir Reiki, a nossa própria energia de cura é despertada e acabamos curando a nós mesmos. Tanto o doador quanto o receptor experimentam, durante o tratamento, a sensação de auto-cura. 

Reiki é uma metodologia científica. No sistema Usui de Reiki, a energia curativa é conduzida pela imposição de mãos de forma espontânea e descontraída. A imposição é realizada no próprio corpo ou em algum outro ser vivo, incluindo plantas e animais. A intensidade da energia transmitida varia de acordo com as necessidade daquele que a recebe. A energia Reiki atravessa todo e qualquer material, assim como tecidos, gesso, curativos, metais e etc. 

Através de sua técnica, aplica-se energia vital num tratamento sistemático do seu corpo. Sempre usando a imposição de mãos, o tratamento começa no alto da cabeça e em quatro estágios percorre os olhos, o sinus, o cérebro, as glândulas pituitárias e pineal, a garganta - a glândula tireóide. Neste estágio toda a anatomia do pescoço é tratada. Nos quatro estágios seguintes, os pulmões, coração, figado, vesícula, estômago, baço, pâncreas, intestinos, bexiga e órgãos reprodutores são tratados cuidadosamente. Há quatro estágios para percorrer as costas, que incluem coração, pulmões, glândulas supra renais, rins, medula, costas inferiores e intestinos. Neste 12 estágios, todos os seus órgãos principais, glândulas e veias são tratados com energia natural. Da mesma forma, os 07 Chakras ou Centro de Forças Sutis de Energia são tratados e equilibrados. 

É difícil até mesmo para medicina moderna determinar a causa de muitas doenças e desequilíbrios. O Reiki, sendo um técnica holística, ao tratar o corpo inteiro, cura as causas destas doenças e elimina os efeitos e/ou sintomas. Ao repor a energia desgastada neste centros energéticos e nos órgãos, promove equilíbrio, a cura ou o aperfeiçoamento através de todos os níveis do seu ser. 

Em outras palavras Reiki equilibra e trabalha a causa, juntamente aos efeitos da doença, nos quatro níveis existentes, a saber: 

O Físico: no corpo dores manifestas. 

O Emocional: o que você está sentindo 

O Mental: o que você está se permitindo pensar. 

O espiritual: sua capacidade de se amar e amar os outros. 


O método Reiki tem se mantido intacto em sua essência, pois tem sido preservado e transmitido pelos séculos afora. É composto de 3 níveis ou graus principais. A pessoa que aprende o primeiro grau do Reiki pode parar neste ponto ou continuar até onde lhe for mais conveniente. A escolha de ir até os níveis mais profundos é, claro, individual. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SHIN HEY MEM

(CURA) O poder deste nome lhe trás a energia da cura no nível mais profundo de seu ser. Por quê? Porque você aceita assumir total responsabilidade por seu estado e condição atual! E você se conserta em outras pessoas que também precisam de cura. (5)

Meditação

Para sintetizar meditar é: parar de pensar. Simples assim. A questão é que fomos treinados a pensar, pensar muito, em uma quantidade tal que nos é improvável essa história de pararmos de pensar. A técnica para meditar Basta disciplina e constância para que a técnica funcione. Ela é tão simples, tão singela que dá até vergonha de ser tão difícil de conseguir. O processo todo depende de saturarmos o pensamento com um mesmo estímulo até que a mente pare. Pode ser com uma imagem, com um som ou outras formas mais adiantadas. Para tal, sente-se com as pernas cruzadas e as mãos em shiva mudrá, ou posição gasho, ou sentado numa cadeira com as mãos apoiadas nas coxas, mantendo a coluna impecavelmente ereta, olhos fechados e pouse sua consciência em um objeto. Pode ser qualquer coisa, uma figura geométrica, uma flor, o sol, a lua,  o Ômkara, o Ashtánga Yantra, etc. Tente não ficar analisando o objeto, só observe. Exatamente como quando você vê uma paisagem somente contempla, sem fica

DALET LAMED ALEF

(OLHARES PODEM MATAR: PROTEGENDO-SE DO MAL OLHADO) Seu próprio desejo de lançar mau-olhado nos outros diminui. Um escudo de energia positiva se forma em seu redor, oferecendo proteção contra olhares negativos, invejosos e intenções maldosas de outras pessoas. (10)