Pular para o conteúdo principal

Exercício 06: O Gerador de Novo Comportamento


Preparação: Encontre um lugar calmo e tranquilo para ser guiado através desta técnica. Não é preciso fechar os olhos. Basta estar confortável e começar olhando para a direita. Com o olho da sua mente, imagine ver alguém que se parece com você a_ uma pequena distância. Este "outro você" é que vai aprender a fazer o exercício, enquanto você observa. Só quando estiver totalmente satisfeito com este processo você assimilará as novas técnicas. Para garantir isso, seria bom experimentar se sentir dentro de uma bolha de plástico transparente, para ficar realmente separado e desprendido das atividades ocorrendo com o "outro você" lá fora.

Escolher a Tarefa: Agora, pense em alguma coisa que gostaria de se sentir motivado a fazer. Escolha alguma coisa bem simples. Por exemplo, lavar a pia da cozinha,
conferir o saldo no talão de cheques ou se levantar de manhã. Alguma coisa que você não goste de fazer, mas quer muito ver feito, por causa dos benefícios resultantes.

Ver os Benefícios: Observe aquele "outro você" e veja como se sentirá quando a tarefa estiver completa, notando as consequências positivas de haver realizado a tarefa, tanto em termos de benefícios imediatos e diretos quanto de resultados futuros.

Fazendo a Tarefa: Agora observe aquele "outro você" fazendo a tarefa com facilidade. Enquanto o "outro você" realiza a tarefa, aquele "outro você" está sempre olhando a imagem da tarefa totalmente terminada e se sente bem por causa disso. Note que a voz interna do "outro você" é estimulante e encorajadora, lembrando-lhe os prêmios futuros e o quanto você já fez para se aproximar da meta. Finalmente, veja aquele "outro você" encantado por ter terminado a tarefa e apreciando a recompensa no final.

Revisão e Ajuste: Se o que você vir não for totalmente agradável, você pode deixar cair uma névoa sobre a sua visão interna enquanto a sabedoria do seu inconsciente faz os ajustes ou mudanças adequadas. Quando a névoa tornar a desaparecer, você vai ver os ajustes que foram feitos de uma forma agradável e boa para você. Você quer ser aquele "outro você" que acabou de usar uma nova estratégia de motivação? Está satisfeito que aquele "outro você" tenha dominado esta nova técnica? Faça aquele "outro você" repetir todo o processo de novo com uma outra tarefa até ficar satisfeito com a demonstração.

Integração: Quando estiver totalmente satisfeito, deixe cair a bolha de plástico transparente, e absorva aquele "outro você" que aprendeu todas essas novidades. Algumas pessoas chegam a esticar de verdade os braços e se imaginam puxando este outro eu para dentro de si mesmas. As vezes, elas chegam a sentir nesta hora uma sensação de formigamento ou liberação de energia.

Planejamento: Agora reserve uns minutos extras para pensar quando é que vai ter que fazer essa tarefa para qual acabou de se motivar. Revisando o que Você Acabou de Aprender. Agora você já deve estar com uma ideia melhor de como usar as técnicas da PNL para aumentar a sua motivação e a dos outros. Neste capítulo, você aprendeu a:  Determinar a sua Direção de Motivação aproximação ou afastamento. Determinar a Direção de Motivação dos outros e usar essas informações para melhorar produtividade deles. Descobrir os seus valores importantes e como eles podem influenciar a sua motivação. Expressar com palavras a motivação por aproximação e por afastamento para alcançar melhores resultados com os outros. Usar submodalidades do seu pensamento para mudar e aumentar a sua motivação. Aprender a ter uma motivação por aproximação mais positiva.

Poderíamos escrever um livro inteiro sobre PNL e motivação. Cada capítulo estaria repleto de desafios incríveis e casos famosos de sucesso. Se ler sobre a motivação e as histórias de sucesso dos outros o encorajou a usar este capítulo para criar a sua própria história de sucesso, então alcançamos o nosso objetivo. Se você leu com interesse, excitado ou mesmo atônito, mas ainda não tentou nenhum dos exercícios, não chegou nem a vislumbrar todo o potencial da PNL. A PNL é um incrível conjunto de ideias e insights sobre pensamento, sensação, comportamento e mudanças humanas e, em vários aspectos, isto é o mínimo que ela pode fazer. O interesse da PNL é experimentar a excelência humana entrar em novos mundos e novas possibilidades, novas motivações. Este capítulo preparou o cenário para uma crescente aventura de conquistas que se desenvolverá a seguir. A PNL só funciona quando você funciona. Faça os exercícios e estará pronto para a próxima etapa da aventura: descobrir a sua missão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SHIN HEY MEM

(CURA) O poder deste nome lhe trás a energia da cura no nível mais profundo de seu ser. Por quê? Porque você aceita assumir total responsabilidade por seu estado e condição atual! E você se conserta em outras pessoas que também precisam de cura. (5)

DALET LAMED ALEF

(OLHARES PODEM MATAR: PROTEGENDO-SE DO MAL OLHADO) Seu próprio desejo de lançar mau-olhado nos outros diminui. Um escudo de energia positiva se forma em seu redor, oferecendo proteção contra olhares negativos, invejosos e intenções maldosas de outras pessoas. (10)

Meditação

Para sintetizar meditar é: parar de pensar. Simples assim. A questão é que fomos treinados a pensar, pensar muito, em uma quantidade tal que nos é improvável essa história de pararmos de pensar. A técnica para meditar Basta disciplina e constância para que a técnica funcione. Ela é tão simples, tão singela que dá até vergonha de ser tão difícil de conseguir. O processo todo depende de saturarmos o pensamento com um mesmo estímulo até que a mente pare. Pode ser com uma imagem, com um som ou outras formas mais adiantadas. Para tal, sente-se com as pernas cruzadas e as mãos em shiva mudrá, ou posição gasho, ou sentado numa cadeira com as mãos apoiadas nas coxas, mantendo a coluna impecavelmente ereta, olhos fechados e pouse sua consciência em um objeto. Pode ser qualquer coisa, uma figura geométrica, uma flor, o sol, a lua,  o Ômkara, o Ashtánga Yantra, etc. Tente não ficar analisando o objeto, só observe. Exatamente como quando você vê uma paisagem somente contempla, sem fica