Pular para o conteúdo principal

Seminário Reiki I - 09 de Setembro de 2012


A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) foi à primeira ciência reconhecida a mapear o sistema energético do corpo humano. Sistema este representado por um mapa que indica os meridianos e caminhos percorridos pela energia sendo responsável pelo perfeito funcionamento de nossa saúde assim como outros sistemas orgânicos, por exemplo: o sistema digestivo, sistema nervoso, sistema circulatório entre outros.
Por razões de diversas naturezas, mas principalmente emocionais tais meridianos aqui representados como Chakras podem apresentar obstruções energéticas, assim como sobrecarga ou inatividade. Tais problemas assim como em qualquer sistema físico do corpo pode acarretar sérios problemas que refletem na forma de doenças físicas, mentais e emocionais. Tais distúrbios podem se manifestar desde simples irritações, leve alergia ou insônia, até doenças mais graves como o câncer.
Atualmente existem diversas terapias holísticas, tais como acupuntura, reflexologia, Shiatsu, Do-in, Homeopatia, Fitoterapia entre outros. A terapia que aqui tratamos é denominada pela Organização Mundial da Saúde (OMS)  como “Terapia Complementar Alopática”, ou seja, não substitui qualquer tratamento alopático ou de outra natureza e sim procura trabalhar em conjunto.
O Reiki não está vinculado a qualquer tipo de religião, embora seja muito difundido em meios esotéricos, se trata unicamente de uma terapia de saúde. Sua vinculação deste nível se encontra no fato de que como canais, estamos em contato constante com a energia, o que significa que nossa limpeza energética e consequentemente mudanças emocionais são mais drásticas do que nos que apenas recebem a energia. Mas lembrando que todas essas mudanças são internas, nossa percepção do mundo se modifica, influenciando assim em diversas situações.
Vale ressaltar que o Reiki não é uma espécie de “O Segredo” que promete realizar todos os seus desejos e te fazer feliz. Ao invés disso ele te inicia num forte processo de autoconhecimento e consequentemente de conhecimento do mundo.
O Reiki possui diversos meios de aplicação sendo entre todas as terapias talvez a mais simples de ser trabalhada. Pode ser aplicada através das mãos, do olhar, da respiração e através da mente (este último possibilita o tratamento à distância). Terapeutas reikianos são treinados a respeitar sua intuição energética, ou seja, através da energia eles acabam por encontrar os pontos problemáticos e aplicam com mais atenção no lugar onde há mais necessidade.
Outra grande diferenciação da energia Reiki é que não é preciso absolutamente nenhum “comprometimento” fora do normal para que a energia flua. Não são necessárias dietas especiais, meditações, uma alma considerada elevada, ou constância na aplicação, embora seja comprovado que quanto mais a utilizamos, mais facilmente ela flui. Resumindo, podemos dizer que QUALQUER TIPO DE PESSOA PODE TRABALHAR A ENERGIA REIKI. Isso se deve ao fato único do Reiki ser uma energia totalmente autônoma, ou seja, ela mesma se encaminha para o local onde é mais necessária, por isso os relatos de terapeutas sentirem uma vontade irresistível de aplicar em certos lugares, pessoas ou situações e não é possível fazer mal a qualquer ser. Ela flui e para na hora em que é necessário, sem mais, nem menos.
O terapeuta reikiano é um canal para passagem de energia sendo que de acordo com os níveis de aprendizado e quantidade de tempo que se dedica a trabalhar a energia, sua intuição se desenvolve a ponto de poder realizar tratamentos mais complexos.
O Reiki é conhecido em diversos países da Europa, nos EUA e principalmente no Japão (onde surgiu o tratamento Reiki). Tais países já incluíram o tratamento com Reiki em seus planos de saúde.
E é nos Estados Unidos que a grande maioria das pesquisas envolvendo Reiki é realizada e até então os resultados tem sido animadores, como a comprovação de que os resultados obtidos com o Reiki não se tratam de simples efeito placebo, há melhora considerável no sistema imunológico, um relaxamento a nível mais profundo que o da hipnose, aumento do bem estar físico, mental e emocional, considerável diminuição do stress, diminuição dos efeitos colaterais de tratamentos geralmente muito agressivos como: quimioterapia, radioterapia e remédios tarja preta e redução do prazo de convalescência após procedimentos cirúrgicos. Devido a tais comprovações, diversos integrantes do quadro de funcionários, incluindo enfermeiros, médicos e orientadores são iniciados nos níveis I e II de Reiki para que eles mesmos possam ministrar o tratamento em seus pacientes.
No Brasil pesquisas tem sido realizadas na Universidade de São Paulo (USP) que chegam a conclusões semelhantes, como o aumento da imunidade em camundongos e melhoras nos quadros emocionais de idosos pesquisados.
O aprendizado do Reiki envolve etapas distintas que ensinam cada uma há seu tempo os diversos métodos e possibilidades da energia, sendo que a primeira etapa habilita a pessoa a tratar presencialmente dos pacientes e os procedimentos básicos necessários para aplicação, assim como a função de cada meridiano e a maneira como funciona nosso sistema energético. A segunda etapa habilita o tratamento de problemas psicológicos e emocionais, e também o tratamento à distância, a terceira etapa e quarta etapas são destinadas a habilitação de mestres.
Caso seja de seu interesse iniciar esse processo de conhecimento está programado para dia 09/09/2012 das 08:30 as 17:00 um seminário 
Reiki I.


Entrem em contato pelo e-mail: marlucereiki@gmail.com 
ou por telefone: (61) 9137-2364/9309-2487
ou deixem um comentário neste post. 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SHIN HEY MEM

(CURA) O poder deste nome lhe trás a energia da cura no nível mais profundo de seu ser. Por quê? Porque você aceita assumir total responsabilidade por seu estado e condição atual! E você se conserta em outras pessoas que também precisam de cura. (5)

DALET LAMED ALEF

(OLHARES PODEM MATAR: PROTEGENDO-SE DO MAL OLHADO) Seu próprio desejo de lançar mau-olhado nos outros diminui. Um escudo de energia positiva se forma em seu redor, oferecendo proteção contra olhares negativos, invejosos e intenções maldosas de outras pessoas. (10)

Meditação

Para sintetizar meditar é: parar de pensar. Simples assim. A questão é que fomos treinados a pensar, pensar muito, em uma quantidade tal que nos é improvável essa história de pararmos de pensar. A técnica para meditar Basta disciplina e constância para que a técnica funcione. Ela é tão simples, tão singela que dá até vergonha de ser tão difícil de conseguir. O processo todo depende de saturarmos o pensamento com um mesmo estímulo até que a mente pare. Pode ser com uma imagem, com um som ou outras formas mais adiantadas. Para tal, sente-se com as pernas cruzadas e as mãos em shiva mudrá, ou posição gasho, ou sentado numa cadeira com as mãos apoiadas nas coxas, mantendo a coluna impecavelmente ereta, olhos fechados e pouse sua consciência em um objeto. Pode ser qualquer coisa, uma figura geométrica, uma flor, o sol, a lua,  o Ômkara, o Ashtánga Yantra, etc. Tente não ficar analisando o objeto, só observe. Exatamente como quando você vê uma paisagem somente contempla, sem fica