Pular para o conteúdo principal

Dor e Sofrimento


Nasci, como qualquer pessoa, tendo em mim a verdade máxima que toda e qualquer dor deve ser vivida com sofrimento e angustia.
Passei os primeiros anos da minha existência seguindo esta regra de maneira meio torta. Sentia dores físicas, morais, espirituais. Enfim, as dores comuns à vida. Só não conseguia manter a atitude necessária de sofrimento por muito tempo.
Chorava e me lamentava, por algumas horas, raramente por mais de um dia. Logo voltava a sorrir, brincar e interagir com o mundo. O que até hoje me vale a alcunha de louca.
Num determinado momento da vida comecei a sentir-me constrangida por não conseguir, como as outras pessoas, manter a atitude “correta” de sofrimento que a vida exigia. Era definitivo, era inexorável: EU NÃO ERA NORMAL. Tentei fingir, não deu certo, logo um sorriso teimoso se formava, ou um pensamento bem humorado aparecia como por encanto.
Em mim só havia uma certeza, a DOR estava ali, firme e forte. Estivesse eu dormindo, trabalhando, estudando. Fazendo o que quer que fosse. Às vezes me dilacerando o corpo, muitas vezes já combalido por outras dores. Em outros momentos me trespassando o coração e jogando minha alma num mar de tormenta.
Apesar disso estava lá eu de bom humor, sorrindo.
Chegada a maturidade (talvez), o aprendizado e a experiência espiritual, ouço outra verdade: “Dor e sofrimento não precisam estar necessariamente juntos”. Dor é inevitável, acontecerá sempre, já o sofrimento é sempre uma escolha.
Sabedora, em virtude das experiências já vividas, que precisava meditar sobre o inusitado ensinamento, comecei a questionar e observar. E através da observação e das inúmeras discussões que mantive comigo mesma e com outras pessoas, concluo:
Dor é um processo que se dará sempre, em virtude do inesperado e do não desejado. As doenças físicas trarão dor (às vezes excruciantes), as vicissitudes da vida (dificuldades financeiras, de relacionamentos familiares, sociais ou sentimentais, a inadequação a vida que se leva) trarão dor, o inexorável (morte) trata dor.
E o SOFRIMENTO nada mais é que a atitude que você toma diante da dor.
Podemos nos lamentar, chorar, puxar os próprios cabelos, supliciar.
Podemos, também, nos revoltar, culpar outros. Viver uma atitude de revolta, ódio ou rancor. Nada disso aliviará a dor ou o fará desaparecer.
Essas atitudes, certamente intensificarão as dores e as tornarão feridas abertas a “gotejar ácido” em nosso coração.
Mais tarde perceberemos que honramos a dor com nossa própria vida. Em alguns casos notaremos que amarguramos nossas vida e a vida daqueles que nos cercam e dos que tentaram nos ajudar.
Perceberemos então que os únicos lucros do sofrimento são a solidão e a convivência constante com a dor.
Por tanto, se sofrimento é uma opção, olhemos atentamente em volta desse vasto universo e vajamos as outras opções que a sabedoria divina nos deixou.
Optemos por perceber que a “mãe dor” é apenas o alerta do amor, de que criamos algo não saudável em nosso universo pessoal. E se somos capazes de criar algo não saudável, mudemos nossa atitude, assumamos a responsabilidade total sobre tudo que nos acontece e recriemos nossa realidade a partir de uma nova atitude. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SHIN HEY MEM

(CURA) O poder deste nome lhe trás a energia da cura no nível mais profundo de seu ser. Por quê? Porque você aceita assumir total responsabilidade por seu estado e condição atual! E você se conserta em outras pessoas que também precisam de cura. (5)

Meditação

Para sintetizar meditar é: parar de pensar. Simples assim. A questão é que fomos treinados a pensar, pensar muito, em uma quantidade tal que nos é improvável essa história de pararmos de pensar. A técnica para meditar Basta disciplina e constância para que a técnica funcione. Ela é tão simples, tão singela que dá até vergonha de ser tão difícil de conseguir. O processo todo depende de saturarmos o pensamento com um mesmo estímulo até que a mente pare. Pode ser com uma imagem, com um som ou outras formas mais adiantadas. Para tal, sente-se com as pernas cruzadas e as mãos em shiva mudrá, ou posição gasho, ou sentado numa cadeira com as mãos apoiadas nas coxas, mantendo a coluna impecavelmente ereta, olhos fechados e pouse sua consciência em um objeto. Pode ser qualquer coisa, uma figura geométrica, uma flor, o sol, a lua,  o Ômkara, o Ashtánga Yantra, etc. Tente não ficar analisando o objeto, só observe. Exatamente como quando você vê uma paisagem somente contempla, sem fica

DALET LAMED ALEF

(OLHARES PODEM MATAR: PROTEGENDO-SE DO MAL OLHADO) Seu próprio desejo de lançar mau-olhado nos outros diminui. Um escudo de energia positiva se forma em seu redor, oferecendo proteção contra olhares negativos, invejosos e intenções maldosas de outras pessoas. (10)